Explicação sobre as etapas e provas do Concurso (de acordo com o último edital)

Terceira Fase do Concurso para a Carreira Diplomática

A Terceira Fase constará de sete provas escritas das seguintes disciplinas:

- História do Brasil;

- Geografia;

- Noções de Direito e Direito Internacional Público;

- Noções de Economia;

- Política Internacional;

- Inglês e Francês ou Espanhol .

As provas de História do Brasil, Geografia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Noções de Economia, Política Internacional e Inglês terão a duração de 5 horas cada uma. As provas de Espanhol e Francês terão a duração de 2 horas.

Características das provas da Terceira Fase:

As provas de História do Brasil, Geografia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Noções de Economia e Política Internacional consistirão, cada uma, de cinco questões discursivas, cada questão valendo 20 (vinte) pontos, totalizando, assim, 100 (cem) pontos para cada prova.

A prova de Inglês, com o valor máximo de 100 (cem) pontos, constará de três partes: versão de um ou mais textos (valor: 30 pontos); resumo e exercícios textuais (valor: 25 pontos); e redação a respeito de tema de ordem geral, com extensão de 350 a 450 palavras (valor: 45 pontos).

Será apenada a redação que desobedecer à extensão mínima de palavras, deduzindo-se 0,20 ponto para cada palavra que faltar para atingir o mínimo exigido de 350. Será atribuída nota 0 (zero) à redação, caso o candidato não se atenha ao tema proposto ou obtenha pontuação 0 (zero) na avaliação da correção gramatical.

A prova de Francês, com o valor máximo de 50 (cinqüenta) pontos, constará de questões de compreensão de texto(s) em língua francesa. As respostas deverão ser dadas em Francês.

A prova de Espanhol constará de questões de compreensão de texto(s) em língua espanhola. As respostas deverão ser dadas em Espanhol.

Aprovação: serão considerados aprovados na Terceira Fase do Concurso os candidatos que tenham alcançado a nota mínima de 390 pontos na soma das pontuações obtidas nas sete provas desta fase. A nota 0 (zero) em qualquer prova elimina o candidato.