Explicação sobre as etapas e provas do Concurso
(de acordo com o último edital)


Segunda Fase do Concurso para a Carreira Diplomática: prova escrita de português

Esta prova, de acordo com os editais anteriores, tem duração de 5 horas.

Características: a prova de Português, de caráter eliminatório e classificatório, constará de redação sobre tema de ordem geral, com a extensão de 500 a 600 palavras (valor: 70 pontos), e de elaboração de resumo ou comentário de texto(s), com a extensão de 250 a 300 palavras (valor: 30 pontos).

Será apenada a redação que desobedecer à extensão mínima de palavras, deduzindo-se 0,20 ponto para cada palavra que faltar para atingir o mínimo exigido de 500. Será atribuída nota 0 (zero) à redação, caso o candidato não se atenha ao tema proposto ou obtenha pontuação 0 (zero) na avaliação da correção gramatical e da propriedade da linguagem.

O candidato que entregar a redação ou o resumo/comentário em branco ou com qualquer forma de identificação diferente da permitida estará eliminado e não terá sua prova corrigida.

Aprovação: serão considerados aprovados na Segunda Fase do Concurso os candidatos que obtiverem, em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem), a nota mínima de 60 (sessenta) pontos na prova de Português.