Explicação sobre as etapas e provas do Concurso (de acordo com o último edital)

Primeira Fase do Concurso: Teste de Pré-seleção (TPS)

Características do Teste de Pré-Seleção (TPS)


É constituído de 50 questões, sendo 45 questões objetivas e 5 questões discursivas.

As questões objetivas serão do tipo múltipla escolha e do tipo CERTO ou ERRADO.

Cada questão do tipo múltipla escolha terá cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

Para obter pontuação em cada questão de múltipla escolha, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos cinco campos da folha de respostas correspondentes às opções da questão.

Cada questão do tipo CERTO ou ERRADO será constituída de quatro itens. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o comando da questão. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deve ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deve ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

As questões discursivas deverão ser respondidas pelo próprio candidato, à mão, em letra legível, ou nos casos especiais, de acordo com a previsão do edital.


Dos critérios de avaliação do Teste de Pré-Seleção (TPS)

A folha de respostas das questões objetivas será corrigida por meio de processamento eletrônico.

A nota em cada questão objetiva do tipo múltipla escolha, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,20 ponto negativo (menos vinte centésimos), caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,00 (zero), caso não haja marcação ou caso haja mais de uma marcação.

A nota em cada item de cada questão objetiva do tipo CERTO ou ERRADO, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 0,25 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,25 ponto negativo (menos vinte e cinco centésimos), caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,00 (zero), caso não haja marcação ou caso haja marcação dupla.

Para cada candidato, o cálculo da nota no conjunto das questões objetivas do TPS será igual à soma algébrica das notas obtidas em todas as questões e itens que o compõem.

Será eliminado do Concurso o candidato que obtiver nota inferior a 40% da pontuação máxima possível no conjunto das questões objetivas.

Os candidatos não eliminados serão ordenados de acordo com os valores decrescentes das notas obtidas no conjunto das questões objetivas. Somente os candidatos classificados até a 600.ª posição (40.ª posição para os portadores de deficiência), respeitados os empates na última colocação, terão suas questões discursivas avaliadas.


Avaliação das questões discursivas

A avaliação de cada questão discursiva será feita do seguinte modo:
Nos casos de fuga ao tema, de não haver texto ou de identificação em local indevido, o candidato receberá nota na questão (NQ) igual a ZERO.

A apresentação, a estrutura textual e o desenvolvimento do tema (demonstração do conhecimento avaliado) totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), limitada ao valor estabelecido no caderno de prova.

Para a avaliação do domínio da modalidade escrita da língua portuguesa, será computado o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: grafia, pontuação, morfossintaxe e propriedade vocabular.

Será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato.
O candidato deverá observar rigorosamente o número máximo de linhas estabelecido no caderno de prova para redigir a resposta de cada questão.

Será desconsiderado, para efeito de correção, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima estabelecida no caderno de prova.

A nota na respectiva questão discursiva será igual a NC menos o resultado da divisão de NE por TL, ou seja,
NQ = NC – NE/TL

Será atribuída nota ZERO ao candidato que obtiver nota negativa na questão.

A nota no conjunto das questões discursivas será igual à soma das notas obtidas pelo candidato em cada questão discursiva.

Será eliminado do Concurso o candidato que obtiver nota inferior a 50% da pontuação máxima possível no conjunto das questões discursivas.

Os candidatos eliminados na forma do subitem anterior não terão classificação alguma no Concurso.

Para os candidatos não eliminados segundo o subitem 7.6.10 será calculada a nota final no TPS (NFTPS) como sendo igual à soma das notas obtidas no conjunto das questões objetivas e no conjunto das questões discursivas.

Os candidatos serão ordenados de acordo com os valores decrescentes de NFTPS e os classificados até a 300.ª posição (20.ª posição para os portadores de deficiência, respeitados os empates na última colocação) terão as provas escritas de Português (Segunda Fase) avaliadas.