Histórico

Você quer ser diplomata e conhecer o mundo?
Venha para a  ESCOLA SUPERIOR DIPLOMÁTICA (ESD)

A Escola Superior Diplomática (ESD) prepara você para as provas do concurso de admissão à carreira diplomática do Instituto RIO BRANCO. E ainda prepara você para enfrentar os desafios do mundo.



PIONEIRISMO

A Escola Superior Diplomática (ESD) é hoje, a instituição que apóia e incentiva o primeiro curso preparatório criado e desenvolvido no Brasil para o concurso do Instituto Rio Branco - IRBr - ou seja,  o pioneiro projeto do Curso Preparatório para o Instituto Rio Branco. O mais tradicional curso preparatório foi criado em 1999 de forma a oferecer aos aspirantes à carreira diplomática uma preparação abrangente, que incluísse todas as disciplinas exigidas pelo concurso do Itamaraty. Ele é o mais antigo preparatório em São Paulo e o que mais aprova no Estado e no Brasil. Professores experientes, conteúdos exclusivos, material de estudo original e atualizado, biblioteca etc. constroem a estrutura do curso. Professores experientes integram a equipe de corpo docente da ESCOLA SUPERIOR DIPLOMÁTICA - ESD - e está mais do que qualificada para a preparação. Todos são especialistas nas áreas que trabalham. A dinâmica é oferecer novos dados, discutir os conteúdos, orientar os estudos e as leituras, incrementar o repertório que os alunos já trazem de suas formações originais.

 CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E POLÍTICA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEA
A Escola Superior Diplomática oferece, ainda, um curso de extensão cultural em Relações Internacionais e Política Internacional Contemporânea, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre questões do mundo atual e fundamentá-los com teorias e debates atualizados. Com uma turma a cada semestre, de duração de apenas três meses, é ideal para executivos, empresários, profissionais, professores e acadêmicos. O Curso de Relações Internacionais e Política Internacional Contemporânea é ministrado por professores gabaritados, traz material didático exclusivo e incentiva os alunos a promoverem um breve estudo monográfico sobre assuntos tratados em aula. As disciplinas desenvolvidas são: economia política internacional; política externa brasileira; fundamentos de ciência política e teoria das relações internacionais, comércio internacional e integração econômica; interesses estratégicos, segurança, imigração, narcotráfico e terrorismo; democracia, direitos humanos e meio ambiente; cooperação internacional etc. VOCÊ AINDA CONTA COM: biblioteca, bolsas de estudo, jornais e revistas e programas culturais.