A Escola Superior Diplomática tem por objetivo a preparação de candidatos para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.

Tradicionalmente, os cursos particulares preparatórios para o Itamaraty oferecem as disciplinas isoladamente, obrigando os interessados a procurarem uma série de profissionais e centros de treinamentos que talvez não tenham seus estudos direcionados a este fim especificamente. Além de todas as disciplinas indicadas para o concurso, o curso também oferece:

- Pequeno acervo de livros e periódicos (disponíveis aos alunos para consulta e empréstimo);
- Textos e material indicados pelo corpo docente;

De 1999 a 2013 tivemos um considerado índice de aprovação em São Paulo e no Brasil, graças a existência de curso específico para esse concurso tão disputado e complexo.
O sucesso é fruto de selecionado corpo docente e de criteriosa coordenação pedagógica.
O Curso segue a programação sugerida pelo Edital do Concurso para ingresso no Instituto ESD do Ministério das Relações Exteriores - MRE.
Atualizamos nossa programação e temos um curso extensivo e intensivo que abrange toda a programação sugerida pelo IRBr.
Palestras, Grupos de Estudos, Biblioteca, Internet para Pesquisa e vários outros benefícios auxiliam os estudos de nossos alunos.

Após curso:

- Módulo isolado de acordo com a sua necessidade;
- Curso Intensivo de REVISÃO AVANÇADA para o Teste de Pré - Seleção (TPS);
- Indicação de professores especializados para os aprovados da 3ª fase.

Para os candidatos que têm dificuldade na obtenção da bibliografia recomendada pelo guia de estudos oficial para o concurso, a Escola Superior Diplomática está montando uma pequena biblioteca (como mencionado anteriormente) especializada na preparação para a carreira diplomática.

A biblioteca dispõe de livros recomendados pelo guia e outros que servem de leitura auxiliar. Estes últimos tratam de assuntos julgados essenciais que, por sua vez, são afluências aos tópicos mais importantes, além de darem maior vazão às pesquisas mais detalhadas, para os alunos que sentirem maior necessidade de conhecimentos específicos e teóricos de uma determinada área.