Ministério das Relações Exteriores: www.mre.gov.br
Site oficial do Ministério das Relações Exteriores com as informações sobre o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) e a carreira diplomática.
 
Instituto Rio Branco:  http://www.institutoriobranco.mre.gov.br/pt-br/
 
Presidência da República, Brasil    http://www.planalto.gov.br
Informativo online dos feitos, programas e agenda da presidência.
Divulga sobre as relações internacionais e a Política Externa Brasileira em seus aspectos, também contém informações sobre os concursos na carreira diplomática e uma biblioteca digital com livros, incluindo livros que fazem parte da bibliografia do CACD, para  o download.
 
Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG: www.funag.gov.br 
Divulga sobre as relações internacionais e a Política Externa Brasileira em seus aspectos, também contém informações sobre os concursos na carreira diplomática e uma biblioteca digital com livros (http://www.funag.gov.br/biblioteca-digital), incluindo livros que fazem parte da bibliografia do CACD, para  o download.
 
Contexto Internacional: http://publique.rdc.puc-rio.br/contextointernacional
Versão online do periódico de Relações Internacionais do IRI/ PUC-Rio com artigos e resenhas de livros acadêmicos. Publicação quadrimestral do Instituto de Relações Internacionais da PUC do Rio de Janeiro. Seu propósito é promover o debate acadêmico no Brasil no campo das relações internacionais e estudos comparados.
 
Foreign Policy: www.foreignpolicy.com
Periódico online e portal de política global. O intuito do site é explicar como atualmente o processo de globalização vem redesenhando as nações, instituições e culturas.
 
Revista Cena Internacional (Divulgação científica em Relações Internacionais): http://mundorama.net/biblioteca-digital/revista-cena-internacional/
Cena Internacional - Revista de Análise de Política Internacional é uma revista semestral dedicada à divulgação de trabalhos científicos sobre as relações internacionais contemporâneas e sobre os desafios da inserção internacional do Brasil. Cena Internacional publica artigos sobre Política e Economia Internacional, História, Teoria e Metodologia das Relações Internacionais, Política Exterior do Brasil e dos países do Cone Sul e Temas Globais (meio ambiente, direitos humanos, narcotráfico, empresas transnacionais, etc). Revista de Análise de Política Internacional é uma revista semestral dedicada à divulgação de trabalhos científicos sobre as relações internacionais contemporâneas e sobre os desafios da inserção internacional do Brasil.
 
Council on Foreign Relations (CFR):http://www.cfr.org
No site do CFR você encontra transcrições de encontros, livros acadêmicos, periódicos e outros. O objetivo é ser um recurso online para todos diante dos tempos de globalização e que queiram compreender mais os eventos turbulentos do contexto internacional, seus desafios, decisões políticas, entre outros.
 Revista Brasileira de Política Internacional: www.ibri-rbpi.org.br
Versão Online da Revista desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI.
 
Foreign Affairs: www.foreignaffairs.org
Mais importante mídia norte-americana especializada na política externa dos Estados Unidos. Fundado em 1921, o Council on Foreign Relations é uma organização dedicada à melhor compreensão daa políticaexterna norte-ameircadna e das relações internacionais através da livre troca de idéias.
 
World Affairs Journal: http://www.worldaffairsjournal.org
Site de um pequeno jornal que argumenta as grandes idéias por trás da política externa dos EUA.
 
 Centros de Estudos
 Centre for Brazilian Studies, Universidade de  Oxford:  http://www.brazil.ox.ac.uk
O Centro Brasileiro de Estudos foi criado em 1997. É um centro da Universidade de Oxford para estudo avançado e contribui para o grau de vários programas oferecidos pela Universidade e são operados através do Centro Latino-Americano.
 
International Relations and Security Network: http://www.isn.ethz.ch
 
Associação Brasileira de Relações Internacionais:  http://www.abri.org.br/abrinet/default.asp
Chamada para trabalhos e informações sobre eventos na área de Relações Internacionais.
 
BISA - British International Studies Association: http://www.bisa.ac.uk/
Disponibiliza artigos de Relações Internacionais desenvolvidos por acadêmicos britânicos.
 
CEBRI- Centro Brasileiro de Relações Internacionais: http://www.cebri.org.br
O site disponibiliza artigos, teses, resenhas de livros, dossiês e pareceres de conferências realizadas. O Centro Brasileiro de Relações Internacionais - CEBRI - sediado no Rio de Janeiro, é uma instituição independente, multidisciplinar e apartidária, formada com o objetivo de promover estudos e debates sobre temas prioritários da política externa brasileira e das relações internacionais em geral.
 
Conselho Latino-americano de Ciências Sociais: http://www.clacso.org.ar/difusionn
Banco de dados e biblioteca online de artigos e livros. O Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales é uma instituição internacional não-governamental, criada em 1967 e que mantém relações formais de consulta com a Unesco. Os objetivos do Conselho são a promoção e o intercâmbio e desenvolvimento da investigação das ciências sociais; o fortalecimento do intercâmbio e da cooperação entre instituições e pesquisadores da região e de fora; e a adequada disseminação do conhecimento produzido pelos cientistas sociais e as organizações da sociedade civil. Através destas atividades o CLACSO contribui a repensar, desde uma perspectiva crítica e plural, a problemática integral das sociedades latino-americanas e caribenhas
 
Instituto Brasileiro de Relações Internacionais: http://www.ibri-rbpi.org
O Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI) é uma organização não-governamental com finalidades culturais e sem fins lucrativos. O IBRI mantém um dinâmico programa de publicações, em cujo âmbito edita a Revista Brasileira de Política Internacional - RBPI, Meridiano 47 – Boletim de Análise de Conjuntura em Relações Internacionais e livros sobre os mais diversos temas da agenda internacional contemporânea e de especial relevância para a formação de recursos humanos na área no país.
 
ISA- International Studies Association: http://www.isanet.org/
Disponibiliza versões online das revistas: International Studies Quarterly (ISQ), International Studies Review (ISR), Foreign Policy Analysis (FPA), International Political Sociology (IPS), todos mediante cadastramento. A International Studies Association (ISA), foi fundada em 1959 para promover a pesquisa e a educação em relações internacionais, é bastante conhecida no campo acadêmico.
 
Carnegie Endowment for International Peace: http://www.carnegieendowment.org/
Site da Carnegie Endowment for International Peace, uma organização não governamental, porém privada, dedicada a desenvolver pesquisas, artigos que visam aumentar a cooperação entre os países. Fundada em 1910 seu trabalho não é partidário e sim, voltado a resultados práticos.
 
Center for Strategic and International Studies (CSIS): http://www.csis.org
Em uma época globalizada e de desafios constantes, o CSIS promove “insights” estratégicos e soluções políticas para os tomadores de decisões dos governos, instituições internacionais, setor privado e sociedade civil.
 
Bases de Dados
 
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, FGV:http://www.cpdoc.fgv.br
Site da Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getulio Vargas. Criado em 1973, abriga conjuntos documentais relevantes para a história recente do país, útil para desenvolver pesquisas históricas.
 
Centro de História e Documentação Diplomática da FUNAG (CHDD): http://chdd.funag.gov.br/
Oferece cadernos com histórias e documentos raros e de difícil acesso da diplomacia brasileira. O  Centro de História e Documentação Diplomática, da Fundação Alexandre de Gusmão, tem por objetivo estimular os estudos e a pesquisa sobre a história das relações internacionais e diplomáticas do Brasil. Neste propósito, atua em várias frentes: criação e difusão de instrumentos de pesquisa; edição de livros sobre história diplomática do Brasil; pesquisas, seminários e exposições sobre o mesmo tema; publicação do periódico "Cadernos do CHDD".
 
Scirus: http://www.scirus.com/
Base de dados internacional gratuita de artigos acadêmicos Scirus é hoje um das maiores ferramentas de pesquisa no campo científico na internet. Possui mais de 450 milhões de itens científicos indexados, permite ao visitante pesquisar não só os periódicos mas também páginas científicas, material em PDF, patentes e outros.
 
Scielo: http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt/
A Scientific Electronic Library Online - Scielo é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. O objetivo deste site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca.
 
Prossiga: Bases de Dados Brasileiras na Internet:
http://www5.prossiga.br/basesdedados/asp/SaidaCat.asp?cod=60&id=port
Registram-se bases de dados com informações sobre pesquisadores e especialistas brasileiros, contendo dados para localização (e-mail, telefone, fax), além de currículos, vinculação institucional, linhas de pesquisa, pesquisas realizadas, etc.
 
Observatório Político Sul-Americano: http://observatorio.iuperj.br/
Promove: lançamentos acadêmicos como as séries Análise de Conjuntura e Observador On-line, os Boletins Mensais, o Monitor Eleitoral, os Guias de Pesquisa, o Mapa da Estabilidade e os Estudos e Cenários, que vêm se agregar aos produtos originais: o Banco de Eventos OPSA, os Indicadores Políticos, os Artigos e Resenhas e a compilação de links temáticos, organizados por país. Observatório Político Sul-Americano - OPSA foi criado em 2003, no IUPERJ, no âmbito de um movimento de internacionalização das atividades de ensino e pesquisa da Instituição. Trata-se de um núcleo de referência destinado ao monitoramento regional e registro de eventos políticos nos planos interno e externo dos países sul-americanos. Suas atividades principais envolvem a coleta e sistematização de informações e processos políticos dos países da região, bem como a elaboração de análises pontuais sobre aspectos e problemas da conjuntura doméstica e internacional da área. Seus objetivos são, a um só tempo, a difusão de análises e informações sobre a América do Sul de modo a produzir um olhar próprio sobre a região; a formação de redes de especialistas na área; e o treinamento de jovens pesquisadores nas temáticas regionais.
 
Centro virtual de estudos Históricos, USP:
http://www.fflch.usp.br/dh/ceveh/public_html
O site disponibiliza dados e imagens para pesquisas.
 
Bibliotecas / Livrarias Online
 
Biblio:  www.biblio.com.br
A Biblio só disponibiliza obras completas, em português e cujo autor tenha falecido há mais de 70 anos, conforme determina a Lei de Domínio Público
 
Questia: http://www.questia.com/Index.jsp
Livraria Online de Livro e Artigos.
 
EBSCOhost: http://ejournals.ebsco.com/login.asp?bCookiesEnabled=TRUE
Consiste em um portal de entrada para milhares de artigos virtuais de vários autores. EBSCOhost Electronic Journals Service (EJS) is your gateway to thousands of e-journals containing millions of articles from hundreds of different publishers, all at one web site. To learn more about how EJS can help you, choose one of the tabs below:
 
Bibliothèque Universelle: http://abu.cnam.fr/
Acesso livre a textos integrais de domínio público. O site está no idioma francês.
 
Virtual Library - International Affairs Resources (USA): http://www.etown.edu/vl/
Um sistema de diretório da Internet de mais de 2000 links com informação e análise em uma ampla gama de assuntos internacionais, estudos internacionais, relações internacionais.
 
Bibvirt: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/
Desde 1997 disponibilizando gratuitamente vasta quantidade de informação qualificada, atualizada e facilmente acessível, proporcionando auxílio às pesquisas escolares, e servindo como subsídio para o desenvolvimento de atividades curriculares e extra-curriculares. Biblioteca virtual do estudante de língua portuguesa.
 
Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
 O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
 
Releituras: http://www.releituras.com/releituras.asp
Seleção de releituras dos melhores textos literários, pelos melhores autores.
 
E-Libro: http://www.e-libro.net/
Página em espanhol, português e inglês com objetivo de ampliar o conhecimento e a cultura difundindo os E-books.
 
Bibliotecas Públicas: http://catalogos.bn.br/scripts/odwp012k.dll?INDEXLIST=snbp_pr:snbp
Base das Bibliotecas Públicas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. A Busca poderá ser feita por UF, Município, tipo de biblioteca ou pelo nome da biblioteca. Possui um acervo de 19.000 periódicos e 23.000 livros online. 31 bases de dados com textos completos e 34 bases referenciais. Possui banco de teses e dissertações.
BDTD (Biblioteca Digital de teses e dissertações):  http://bdtd.ibict.br/
BDTD objetiva integrar, em um só portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo o mundo, via Internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, também acessível via Networked Digital Library of Theses and Dissertation.
 
Banco de teses e de dissertações – CAPES
http://ged.capes.gov.br/AgDw/silverstream/pages/frPesquisaTeses.html
As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: avaliação da pós-graduação stricto sensu; acesso e divulgação da produção científica; investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; promoção da cooperação científica internacional.
 
Biblioteca Nacional:http://www.bn.br
 
Library of Congress:http://www.loc.gov/index.html
A biblioteca do Congresso Norte-Americano é a instituição federal cultural mais antiga e funciona como instrumento de pesquisa. Possui vasta coleção de livros, gravações, fotografias, mapas e manuscritos nas suas coleções.
 
 
Organizações / Acordos / Tratados / Iniciativas Internacionais
 
Mercado Comum do Sul – MERCOSUL:http://www.mercosul.gov.br
O site expõe informações do bloco econômico.
 
União Européia:http://www.europa.eu.int
O site expõe as atividades do bloco, separado por tema e informativos.
 
Área de Livre Comécio das Américas – ALCA: http://www.ftaa-alca.org
Site oficial que divulga detalhes do acordo, tais como os temas abordados.
 
Comunidade dos países de Língua Portuguesa – CPLP: http://www.cplp.org
O site divulga as atualizações dos principais acontecimentos em torno da Comunidade.
 
Nações Unidas: http://www.un.org
Um portal especializado em política internacional. Um Centro de informação, comunicação e consultoria  em Internet concebida para satisfazer as necessidades dos profissionais de relações internacionais.
            
Fundo Monetário Internacional – FMI: http://www.imf.org
Site oficial. Disponibiliza informações sobre os projetos, base de dados e um centro de notícias.
 
Organização dos Estados Americanos: http://www.oea.org
A OEA é o principal Fórum Multilateral do Hemisfério para o fortalecimento da Democracia, bem como para a Promoção dos Direitos Humanos e para a discussão de problemas comuns.
 
Associação Latino Americana de Integração – ALADI:  http://www.aladi.org
A ALADI é o maior grupo latino-americano, cuja meta é a integração, formado pordoze países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, representando, em conjunto, 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 500 milhões de habitantes.
 
Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento – IIED: http://www.iied.orgr
Especialistas na ligação entre o local e o global. Na África, Ásia, Caribe, América Central e do Sul, do Médio Oriente e do Pacífico, que trabalham com algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo para garantir que eles tenham uma palavra a dizer nas arenas políticas que os afetam mais de perto - a partir de conselhos de aldeia convenções internacionais.
 
North Atlantic Treaty Organization - NATO/OTAN: http://www.nato.int/
A Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma organização internacional de colaboração militar estabelecida em 1949 em suporte do Tratado do Atlântico Norte. Os estados signatários do tratado de 1949 estabeleceram um compromisso de cooperação estratégica em tempo de paz e contraíram uma obrigação de auxílio mútuo em caso de ataque a qualquer dos países-membros.
 
Parlamento Europeu - UE: http://www.europarl.europa.eu/
O Parlamento desempenha um papel ativo na redação de atos legislativos que se refletem no quotidiano dos cidadãos: por exemplo, em relação à proteção do ambiente, aos direitos dos consumidores, à igualdade de oportunidades, aos transportes, bem como à livre circulação de trabalhadores, de capitais, de serviços e de mercadorias. O Parlamento dispõe igualmente de competências para, juntamente com o Conselho, aprovar o orçamento anual da União Européia.

Banco Mundial: www.worldbank.org
Site oficial. O Banco Mundial é uma fonte  de assistência técnica e financeira aos países em desenvolvimento ao redor do mundo.  Criado para promover a cooperação monetária internacional, a estabilidade cambial, regimes de câmbio e ordem e para prestar assistência financeira temporária aos países.
 
Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana - IIRSA http://www.iirsa.org
Iniciativa dos 12 países sul americanos que tem por objetivo promover o desenvolvimento da infra-estrutura de transporte, energia e comunicação sob uma visão regional.
 
Associação pela Taxação das Transações Financeira para a Ajuda das Cidadãs e Cidadãos – ATTAC: http://www.attac.org
Uma rede presente em muitos países e trabalha sobre assuntos diversos: a Organização Mundial do Comércio e as instituições financeiras internacionais, a dívida, a taxação das transações financeiras, os paraísos fiscais, os serviços públicos, a água, as zonas de livre-comércio (Mediterrâneo, América, Europa...)
 
CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha:  http://www.icrc.org
É uma organização humanitária com a sua sede em Genebra, com um mandato da comunidade internacional para servir de guardião ao Direito Internacional Humanitário e é também o órgão fundador do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
 
FSM - Fórum Social Mundial:  http://www.forumsocialmundial.org.br
O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.
 
Greenpeace:  http://www.greenpeace.org
O Greenpeace é uma organização independente que atua em uma campanha global para mudar atitudes e comportamentos, para proteger e conservar o meio ambiente e promover a paz.
 
MSF – Médicos Sem Fronteiras:   http://www.msf.org
A organização surgiu com o objetivo de levar cuidados de saúde para quem mais precisa, independentemente de interesses políticos, raça, credo ou nacionalidade.
Radar do Sistema Internacional: http://rsi.cgee.org.br
RSI  Radar produzirá um conjunto de análises e informações sobre as tendências de mudança e continuidade no sistema internacional em quatro áreas temáticas: Direitos Humanos, Integração Regional, Segurança Internacional e Economia Política. Para realizar esse objetivo, reunimos quatro grupos de especialistas altamente qualificados e um conjunto de jovens pesquisadores distribuídos pelas mais importantes instituições de pesquisa do país.
O material oferecido inclui textos analíticos, resenhas, uma cronologia comentada e referências para o estudo dentro das áreas temáticas, incluindo referências bibliográficas (livros, artigos, teses, trabalhos apresentados em fóruns diversos), documentos relevantes, periódicos e sites disponíveis na internet.
 
European Consortium for Political Research: www.essex.ac.uk/ecpr
A proposta geral do ECPR é promover o desenvolvimento das ciências políticas na Europa, principalmente com a colaboração estrangeira (entre as universidades) e outras instituições européias ativas na pesquisa política e ensino, colocando facilidades à disposição de cientista políticos através da Europa, aumentando o contato entre os mesmos e o conhecimento de outras pesquisas.
 
Institut Francais des Relations Internationales (IFRI): http://www.ifri.org
O Instituto Francês de Relações Internacionais (IFRI) é um dos principais centros independentes europeus de pesquisa e encontro de debates sobre as questões internacionais.
 
British International Studies Association (BISA): www.bisa.ac.uk  
O British International Studies Association é uma organização acadêmica independente a qual promove o estudo das Relações Internacionais e assuntos relacionados ao ensino, pesquisa e facilitação de contato entre acadêmicos.
 
Temas mais concentrados em direitos humanos, segurança e meio-ambiente
 
Center for War-Peace Studies: http://www.cwps..org
O Centro de Guerra / Estudos da Paz, uma organização sem fins lucrativos e isenta de impostos E.U. A organização foi incorporada em 1977. O objetivo central da CW / PS é estabelecer um sistema político e jurídico internacional que irá tornar possível a abolição da guerra.
 
Centro de Direito Internacional (CEDIN): http://www.cedin.com.br/
O CEDIN é uma associação civil sem fins lucrativos e que tem como finalidade o desenvolvimento do Direito Internacional. Sua atividade principal consiste, portanto, na produção de obras jurídicas e na realização de eventos que permitam debater temas atuais do cenário internacional. Busca-se, assim, estabelecer um diálogo entre o meio acadêmico e a sociedade civil e numa perspectiva mais ampla promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos e os valores universais consagrados pelo Direito Internacional e fundamentais à concretização de uma comunidade internacional mais justa e equilibrada.
 
Revista Eletrônica de História do Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora: http://www.rehb.ufjf.br
Perfil editorial voltado para a divulgação da produção historiográfica relativa ao Brasil, oriunda dos principais centros de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.
 
Radiobras: http://www.radiobras.gov.br
Empresa pública de comunicação, que veicula informações sobre Estado, governo e vida nacional.
 
 Principais Jornais
 
A Folha de São Paulo:http://www.folha.uol.com.br/
 
O Estadão:http://www.estadao.com.br/
 
Le Monde Diplomatique: http://diplo.uol.com.br/
 
Jornal do Brasil:http://jbonline.terra.com.br
 
Jornal Valor:http://www.valor.com.br/
 
Revistas em Português
 
Época:http://revistaepoca.globo.com/
 
Veja:http://vejaonline.abril.com
 
Carta Capital:http://www.cartacapital.com.br
 
Política Externa: www.politicaexterna.com.br
 
Grandes Guerras:http://www.grandesguerras.com
 
 
Periódicos em Inglês
 
The Economist:http://www.economist.com/
 
The New Yorker:http://www.newyorker.com/
 
The Guardian: www.guardian.co.uk/
 
Agências Reuters Brasil:http://br.reuters.com/
 
Agências Reuters Internacional:http://www.reuters.com/
 
Diversos:

http://www.vonhugel.org.uk/
http://www.adb.org.br/
http://web.ccsu.edu/afstudy/archive.html
http://www.africacentre..org.uk/index.htm