CORPO DOCENTE  - ESD - MATRIZ SÃO PAULO


ECONOMIA


*Professor Claudemir Galvani - http://lattes.cnpq.br/2685944314019541
Economista, com Mestrado em Economia Política (PUC/SP). Professor assistente mestre do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC/SP (COGEAE) e também do Programa de Educação Continuada da FGV/SP (PEC). É diretor da Metha Consultoria Empresarial, consultor econômico-financeiro do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) e da Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarulhos, sendo também mediador de empresas familiares. Foi vice-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON- SP) e da Ordem dos Economistas do Brasil, além de diretor acadêmico da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia (ANGE). Foi também membro do Conselho Fiscal do Desenvolvimento Rodoviário (Dersa), Economus, Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e ouras empresas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em análise de conjuntura, desenvolvimento econômico das empresas, metodologia e economia e ética.

*Professor Paulo Henrique Sandroni - http://lattes.cnpq.br/0238956747200658
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1964) e mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) . Atualmente é Professor contratado do Fundação Getúlio Vargas - SP e Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos.

*Professor Augusto de Pinho Rodrigues -
Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de economia, com ênfase em Economia Política, História Econômica e Construção e Análise de Cenários Econômicos.  Foi bolsista do IPEA com bolsa concedida através de concurso e seleção de projeto de dissertação de mestrado ligado ao MERCOSUL e Teoria da Integração (Título: A INSERÇÃO INTERNACIONAL E AS VANTAGENS ESTÁTICAS E DINÂMICAS DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA: O CASO DO MERCOSUL ESTUDADO DO PONTO DE VISTA DO BRASIL E DA ARGENTINA). Trabalhos publicados em livros e revistas.


POLÍTICA INTERNACIONAL

*Professor Antonio Roberto Espinosa. https://sistemas.usp.br/tycho/curriculoLattesMostrar?codpes=122069
Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1976), pós-graduado em Relações Internacionais pela Escola de Sociologia e Política (2005) e doutor em Ciência Política pela USP, é autor de Abraços que sufocam - E outros ensaios sobre a liberdade (São Paulo: Viramundo, 2000).

*Vanessa Braga Matijascic - http://lattes.cnpq.br/8804549805462742
Doutoranda em História pela UNESP-Franca com pesquisa alocada na área de concentração História e Cultura Política. Mestre em Relações Internacionais pela UNESP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP ''San Tiago Dantas'' com pesquisa alocada na área de concentração "Paz, Defesa e Segurança Internacional" quando foi bolsista CAPES/PRÓ-DEFESA (2006/2008). Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em: organizações inter-governamentais, política internacional, política externa brasileira, segurança internacional, operações de manutenção de paz da ONU, Haiti. É integrante do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES/CNPq).


HISTÓRIA


*Professor Thomas Wisiak
Professor de História e Mestre em História Social pela USP. Autor de artigos e livros como Cronologia de História do Brasil Colonial (São Paulo: FFLCH-USP, 1994)


*Professor Vitor Marcos Gregório -
É mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, onde também está concluindo seu doutorado, na área de História Econômica. É autor de vários artigos sobre a navegação a vapor no rio Amazonas, e sobre a criação de províncias e a organização territorial do Brasil Império. Escreveu, ainda, o livro Uma face de Jano: a navegação do rio Amazonas e a formação do Estado brasileiro (1838-1867), publicado pela editora Annablume.


*Professor Renato Dotta - http://lattes.cnpq.br/2817704157694377
Doutorando e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Organizou o livro "Integralismo - Novos Estudos e Reintepretações" (Arquivo Público de Rio Claro, 2004), escreve artigos e dá palestras sobre História Contemporânea brasileira e mundial. Tem experiência de mais de dez anos no ensino, metade dos quais no ensino superior. É coordenador do GEINT - Grupo de Estudos sobre o Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas -  referente à História da Direita no Brasil e no mundo, vinculado ao CNPq e à UFF (Universidade Federal Fluminense). Tem experiência em EaD, tendo prestado serviços para a Faculdade de Educação USP, em cursos de pós-graduação. Leciona História para a carreira diplomática desde 2009.



GEOGRAFIA

*Professor Daniel Monteiro Huertas - http://lattes.cnpq.br/6133752509880469
Autor do livro "Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial" (Editora Annablume, 2009), é graduado em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2007). Também possui graduação em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994), com experiência profissional em reportagem e edição no jornalismo impresso. Atualmente é professor de geografia da Escola Superior Diplomática (ESD) e doutorando em Geografia Humana pela USP.


*Professor Hélio Farias - http://lattes.cnpq.br/5388478285674757
Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel e Licenciado em Geografia pela mesma universidade. Membro do grupo de pesquisas sobre Círculos globais de informações e usos do território brasileiro (1970 - 2010) do Geoplan- Unicamp.
Desde 2007 trabalha com a preparação específica de candidatos para o Instituto Rio Branco.


*André Luiz de Almeida -
Mestre em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP.
Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) – Escola Superior de Guerra (ESG), São Paulo, 2008.
Curso de Formação em Inteligência pela Escola de Inteligência (Esint) – Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Brasília, 2005.
Co-autor dos Capítulos sobre Federação Russa e Tchetchênia na obra Conflitos Localizados no Mundo Contemporâneo – Naippe Estudos nº 7, Imprensa Oficial, São Paulo, 1999.


LINGUÍSTICA

*Professora Ana Rüsche - http://lattes.cnpq.br/3640438371450743
Doutoranda na área de Estudos Literários e Linguísticos em Inglês (FFLCH-USP). Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2008). Mestre em Direito Internacional (2008) e Bacharel (2002) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2002). Escritora, publicou o romance 'Acordados' (2007) e os livros de poesia 'Nós que Adoramos um Documentário' (2010), 'Sarabanda' (2007) e 'Rasgada' (2005), Participa de festivais internacionais, ministra oficinas de criação e cursos sobre literatura contemporânea.


LITERATURA

*Professora Cláudia de Arruda Campos - http://lattes.cnpq.br/7763374209156327
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em letras pela Universidade de São Paulo (1993). Tem experiência na área de letras.
 Atualmente é professor da Escola Superior Diplomática, especialista da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do MEC e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.


REDAÇÃO

*Professora Maria Rita Sigaud Soares Palmeira - http://lattes.cnpq.br/9587838924784365
É doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2009). É bacharel em Letras (1997) e mestre em Teoria e História Literária (2000) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura. Tem pesquisa nos seguintes temas: surrealismo francês, modernismo brasileiro e narrativas do cárcere.

*Professor Fernando Cohen
Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciatura em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Vários trabalhos editoriais. Primeiro colocado em Letras no vestibular da Fuvest em 1997. Primeiro colocado no Exame Nacional de Cursos (Provão) de Letras em 2001 e premiado com bolsa de mestrado pela Capes. Orientador em Redação para o concurso de admissão a carreira diplomática do Instituto Rio Branco – IRBr.


GRAMÁTICA

*Professora Márcia Helena Lopes.
Professora Doutora em Língua Portuguesa (PUC São Paulo).
Professora de Português para estrangeiros.


DIREITO
*Professora Lisiane Granha Martins de Olivieira.
Professora graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós Graduação em Direito Internacional pela Escola Paulista de Direito - EPD. Membro da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB/SP. Integra a Lista de Árbitros Internacionais da Câmara de Arbitragem Internacional de Paris - Chambre Arbitrale Internationale de Paris.

INGLÊS

*Professor Iain Johnston Henderson
Professor e Jornalista – Pós Graduado em Pedagogia pela Strawberry Hill College, Twickenham, Middlesex, Reino Unido (Setembro1985 a Julho 1986). Certificado TEFL (CELTA) expedido pelo British Language Centre, Madri, Espanha (Setembro de 2004).  Curso de Jornalismo pela,Richmond College, Sheffield - Reino Unido (no período de janeiro a dezembro de 1988).  Certificado de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Strawberry Hill, Twickenham, Middlesex - Reino Unido (Setembro 1985 a Julho de 1986). B.A. (Honours) em Estudos Clássicos pela University of Newcastle, Upon-Tyne, Reino Unido (1982). A Levels: Literatura e Língua inglesa, Civilização Clássica e História. O Levels: idiomas Inglês, Francês, Espanhol, Constituição britânica, História e Teologia. Professor do Consulado Britànico e cursos in-company de Inglês em Madrid, Espanha, (Outubro de 2003 a Dezembro de 2010). Professor de cursos de verão da Universidade de Brunel, em Londres, Reino Unido, e na Espanha, (2004 a 2010). Professor para o concurso da carreira diplomática do Itamaraty, Brasil.

*Professora Susan Elizabeth Bolling
American citizen, resident in Brazil. Degree in Education from Pennsylvania State University. Specialized in General English, Business English, Presentations, Coaching, translations, interpreting and preparation for TOEFL, SAT, GMAT, Cambridge examinations and Instituto Rio Branco (IRBr).

FRANCÊS

*Professora Maritta Araujo.
Graduação em Orientação Educacional (Escola Universitária de São Paulo “Aquilles Archero Junior” - Mackenzie/SP) e Relações Públicas (Faculdades Integradas Estácio de Sá/RJ). Chefe da Divisão de Relações Públicas Internacionais da EMBRATUR (1981-1984). Coordenadora de Pessoal do Theatro São Pedro (1998-2003). Professora de Francês para Executivos e Estrangeiros). Professora de Etiqueta, Cerimonial e Protocolo - SOCILA/RJ e Instituto Rio Branco.


ESPANHOL

*ALEJANDRA INFANTE/Chilena.
Mestre pela EACE – Escuela de Altos Estúdios de La Comunicación y Educación. Curso de Locução Jornalística com Fonética em Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Português. Locutora de Radio da Universidade do Chile (locutora, produtora e escritora de “Lo Nuestro” Programa de Música Popular Chilena e também microespaços de Informação Cultural a Nível Nacional).